Sabia que você precisa ter um projeto de aproveitamento de água de chuva? Afinal, com um projeto desses será possível captar, armazenar e reutilizar a água da chuva.
Dessa forma, e para te convencer a ter um projeto para desenvolver esse item, vamos apresentar 5 motivos pela qual isso é uma boa ideia. Vamos ao texto!
Motivos para ter aproveitamento de água de chuva
Veja abaixo as principais vantagens em ter um sistema de reaproveitamento da água da chuva!
Ajuda a reduzir o risco de enchentes em sua cidade
A urbanização aumenta cada dia mais as chances de enchentes. Isso porque, com cada vez mais edificações ocupam lugar no solo, dificultando a penetração da água.
Dessa forma, é comum que a água não tenha vazão e transborde nas ruas e casas. Entretanto, com um sistema de reaproveitamento da água da chuva, você está ajudando a sua cidade e diminuindo o risco de enchentes, porque a água terá um outro destino.
Valoriza o imóvel e traz economia mensal
Para dar vida a um projeto desses é preciso de certo investimento. Entretanto, isso não quer dizer que seu gasto não será recompensado. Dessa forma, a economia já começa na conta de luz, como verá abaixo é possível utilizar essa água em diversas atividades.
Além disso, os imóveis que contam com um sistema desses são valorizados cada vez mais. Tendo em vista que cada vez mais “extras” que sejam sustentáveis, demonstram valores mais altos para venda. Além de ter uma procura maior.
Pode ser usada para irrigar plantas
O aproveitamento de água de chuva funciona muito bem para irrigar plantas. Isso porque é uma água que naturalmente faz bem para as plantas, não tem cloro e outros componentes que podem prejudicar o crescimento das plantas.
Utilizável em limpeza do local e de veículos
É muito comum gastar uma grande quantidade de água para fazer a limpeza de casa e dos veículos. Desse modo, podemos dizer que literalmente essa água vai pelo ralo.
Já se tiver um sistema de armazenamento e reutilize a água da chuva para tal finalidade, o desperdício e os gastos serão diminuídos.
Extra: essa água pode ser consumida?
A resposta para essa pergunta é sim e não. Vamos explicar!
Em linhas gerais um sistema de aproveitamento, não visa o consumo humano, mas sim os fatores acima listados. Dessa forma, se tiver um sistema “padrão”, a resposta é não.
Entretanto, em projetos mais “sofisticados” é possível incluir um sistema de tratamento dessa água para consumo.
Porém, para tal característica o preço fica bem mais salgado. Dessa maneira, é preciso verificar se realmente vale o investimento.