Pular para o conteúdo
Home » Blog » O que é o balanço hídrico?

O que é o balanço hídrico?

Sempre que pensamos em locais que possuem água, é preciso entender diferentes pontos acerca dele. Dessa forma, balanço hídrico é uma importante ferramenta para medir o armazenamento de água de um local ou sistema.

Entender como esse balanço ocorre é muito importante em diferentes áreas humanas. Desse modo, no texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o que é esse balanço e outras informações relevantes sobre o tema. Sem mais delongas, vamos ao texto!

O que é balanço hídrico?

O balanço hídrico é basicamente uma ferramenta que ajuda a entender processos envolvidos em ciclo hidrológico de determinada região ou local através das quantificações de entrada e saída de água de um determinado sistema, dentro de um intervalo de tempo determinado.

Dessa forma, a partir desse balanço, encontra-se o resultado da quantidade de água que permanece no local ou sistema.

Desse modo, o balanço funciona para diferentes locais que contenham água, como: rio, bacia hidrográfica, camada do solo ou mesmo os sistemas de abastecimento de água de uma cidade, ou região.

Entradas e saídas de água

Os meios mais comuns de entrada de água no solo são: a irrigação, a precipitação, além de outras formas mais difíceis de medir como o orvalho. Já as saídas são representadas pela, evapotranspiração e escoamento superficial.

Dessa forma, a diferença da água que entra e sai, será a variação do armazenamento de água nesse local.

Diferentes escalas

O balanço hídrico pode ser calculado em diferentes escalas, como: a diária, a semanal, a mensal ou ainda a anual. Além disso, cada escala depende da finalidade buscada.

Os principais componentes para a definição do balanço de um local são: precipitação, evapotranspiração potencial, evapotranspiração real, armazenamento de água no solo, deficiência hídrica e excedente hídrico.

O balanço hídrico pode ser utilizado para fins diversos, como: a classificação do clima de determinada região, a identificação de períodos secos e úmidos e uma determinada região para a agricultura, a identificação dos melhores períodos para manejo do solo, colheita, manejo do solo, entre outros.

Além disso, também busca a estimação do potencial hídrico de uma região, a determinação das perdas de água em um sistema de abastecimento, descrever o comportamento das bacias hidrográficas e a estimulação da evaporação de represas e lagos.

Dessa maneira, a determinação do balanço contribui para o planejamento e racionalização da água.

Importante: o termo é também usado em áreas da saúde, sendo relativo ao balanço corporal hídrico dos indivíduos. É muito importante no tratamento de pacientes. Dessa forma, ao pesquisar sobre o balanço é preciso fazer essa diferenciação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *