Pular para o conteúdo
Home » Blog » O que é o Plano Diretor de Drenagem?

O que é o Plano Diretor de Drenagem?

A chuva é um fenômeno natural muito importante para a sobrevivência humana. Entretanto, com o crescimento das cidades, é comum que chuvas mais rigorosas acabem trazendo problemas para o local. Desse modo, o plano diretor de drenagem deve estar pronto para que a prefeitura possa lidar com problemas decorrentes da chuva.

Para explicar melhor um tema tão importante quanto esse, desenvolvemos este artigo. Dessa maneira, se busca entender melhor o que é esse plano diretor e porque é tão importante que sua cidade tenha, siga conosco. Sem mais delongas, vamos ao texto!

O que é o plano diretor?

O plano diretor de drenagem urbana é um documento que define diretrizes para combater ou impedir inundações. Dessa forma, é um sistema bastante completo e importante, tendo em vista os estragos que inundações podem trazer para toda cidade e região.

Assim sendo, é fundamental que a prefeitura de sua cidade tenha um plano diretor para lidar com esse possível problema. Além disso, mesmo que não seja possível lidar totalmente com o problema, o planejamento deve buscar reduzir ao máximo os prejuízos.

Entre as principais causas das inundações e enchentes, está o crescimento acelerado e descontrolado da urbanização. Dessa forma, os espaços anteriormente livres para ajudar na absorção do excesso da água da chuva, agora cobertos por edificações, dificultam a impermeabilização.

E como o crescimento não deve parar tão cedo, fica claro que é preciso ter um plano diretor com a finalidade de lidar com os problemas resultantes da chuva e da dificuldade que as cidades têm em lidar com isso de forma “natural”.

Qual é o objetivo do plano diretor de drenagem urbana?

O plano diretor de drenagem urbana é elaborado pela prefeitura municipal da cidade. Nesse plano é visado a criação de meios na infraestrutura urbana que ajude no escoamento do excesso das águas resultantes da chuva e da água dos rios na área urbana.

Dessa forma, o plano nada mais é do que a elaboração de meios que ajudem a evitar que água acumule nos locais, sem que tenha como escoar de forma satisfatória e evitar problemas maiores para a cidade e para a sua população.

A partir do plano são desenvolvidos projetos de drenagem urbana e também, um estudo mais aprofundado a respeito dos locais mais sensíveis em casos de enchentes.

Desse modo, ter um plano funcional vai garantir que em momentos de fortes chuvas, a cidade esteja apta a lidar com o problema da melhor forma. Com isso, a cidade tem melhores resultados de sustentabilidade, melhora da qualidade de água, bem estar e saúde da população, e é claro a diminuição de inundações e dos problemas derivados dela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *