Um projeto hidrossanitário é um dos principais projetos em uma obra. Isso porque, com ele é possível ter o controle exato de onde as tubulações estão, facilitando obras e reformas.
Dessa forma, no texto de hoje, vamos mostrar porque sua obra precisa contar com um projeto dessas. Então, se quer saber mais, sem delongas, vamos ao texto!
Por que devo ter um projeto hidrossanitário?
Um projeto hidrossanitário é necessário não só porque é obrigatório por lei e pela vigilância sanitária, mas também porque evita erros em construções e reformas de edificações. Dessa forma, traz uma grande economia de tempo e dinheiro.
Em reformas, os projetos são essenciais porque permitem a localização de onde passa as tubulações de água e esgoto, os registros, as caixas d’água, entre outros elementos fundamentais.
Já se tratando de sumidouros ou de fossas, quando não ocorre um planejamento, levando em conta que a grande maioria desse sistema se encontra em locais com difícil acesso, muitos problemas podem acontecer.
Além disso, como esses sistemas geralmente ficam enterrados, em uma reforma, por exemplo, qualquer erro poderá gerar grandes problemas e enormes despesas. Dessa forma tendo um projeto em mão, esse risco some e garante além de economia, que a obra ocorra da melhor maneira da forma mais rápida possível.
Entretanto, para que tudo funcione da melhor forma, é preciso que esses projetos estejam em perfeito entrosamento com depois projetos do local, como os projetos estruturais e arquitetônicos.
Desse modo, vai garantir que nenhuma tubulação passe em uma viga, o que traria grandes dificuldades para futuras manutenções.
Principais problemas decorrentes da falta de um projeto
Para entender melhor toda a importância de um projeto hidrossanitário, vamos mostrar os problemas mais comuns que não ter um projeto traz:
- Mal funcionamento de aparelhos sanitários: um dos pontos principais do projeto. Dessa forma, se os aparelhos sanitários não tiverem a vazão e pressão correta, eles não funcionarão, ou ainda que funcionem, não vão atuar da melhor maneira.
- Oscilações de temperaturas: falhas no sistema hidráulico, geram invasão da água fria em tubulações de água quente. Dessa maneira, causará esses oscilações;
- Mau cheiro e refluxos: sem uma rede de ventilação corretamente instalada isso ocorre. Desse modo, o projeto também “pensa” nisso;
- Geração de ruídos: esse problema ocorre pelo uso de materiais ruins e instalações mal feitas. Dessa forma, o projeto garante que tudo fique no lugar certo;
- Obstruções nas tubulações de esgoto;
- Além disso, também poderão ocorrer vazamentos em tubulações, devido ao fato da instalação ter sido feita de “qualquer jeito”.