O termo “patologia”, é da palavra derivada da língua grega e pode ser traduzida como o estudo (logos) das doenças (páthos). Da mesma forma como ocorre conosco, as patologias da construção civil podem se manifestar por uma série de razões. Os sintomas (manifestações patológicas) requerem estudo para prescrição do tratamento adequado. A ocorrência de patologia nas edificações implica custos adicionais (prejuízos financeiros), atraso de cronograma, insatisfação de clientes, ações jurídicas, perda de confiança, na empresa responsável pela construção etc. Nos casos mais graves acidentes sérios como desabamentos ou evacuação devido ao comprometimento da estrutura predial (JÚNIOR, 2021).
De acordo com várias pesquisas, de diversos institutos e autores, o maior percentual de patologia da construção corresponde a problemas relacionados aos sistemas prediais hidráulicos e sanitários. Com certeza isso ocorre pela pouca importância que se dá ao projeto hidráulico-sanitário (JÚNIOR, 2021).
Esses problemas podem ter origem na fase de projetos; na qualidade do material, nesse caso, o erro é do fabricante; na etapa de construção, que envolve falhas de mão de obra e (ou) fiscalização, ou, ainda, omissão do construtor; ou na etapa de uso, na qual as falhas poderão ser decorrentes da operação e manutenção das instalações.
A necessidade de avaliação do desempenho das edificações, depois de colocadas em uso, deu causa a levantamentos sistemáticos, realizados em países, tais como Bélgica, Grã-Bretanha, Alemanha, Dinamarca e Romênia, cujos resultados, quanto à origem das respectivas falhas, estão representados na Figura 1.
Figura 1 – Origem percentual de falhas em edificações
Grande parte das falhas em edificações podem ser evitadas durante a fase de projeto. As instalações hidráulicas devem ser integradas ao sistema construtivo proposto pela arquitetura, de forma harmônica, racional e tecnicamente correta. Sendo assim, é importante o desenvolvimento do projeto em conjunto com todas as disciplinas.
Quando não há coordenação entre o arquiteto e as empresas contratadas para a elaboração dos projetos complementares, podem ocorrer falhas nos processos de produção dos projetos, que aparecerão durante a execução da obra, gerando improvisos para solucionar os problemas.
Portanto, o projeto mais barato pode se transformar em uma construção onerosa, repleta de vícios e falhas construtivas.
Para evitar falhas de projeto, a SAGEHIDRO ENGENHARIA HIDRÁULICA LTDA é uma empresa qualificada para elaboração de projetos hidrossanitários, entre em contato conosco e solicite um orçamento.
REFERÊNCIAS
JÚNIOR, R. de C. Patologia dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários. [S.l.]: Editora Blucher, 2021.
MARTINS, M.; HERNANDES, A.; AMORIM, S. Ferramentas para melhoria do processo de execução dos sistemas hidráulicos prediais. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, v. 7, 2003.