Entender melhor o nosso planeta e como as coisas funcionam nele, é um passo a mais para poder saber como lidar com ele. E é nesse sentido que são realizados estudos hidrológicos, importantes análises para informações valiosas sobre as águas.
Caso não saiba o que isso significa, não se preocupe. No texto de hoje, vamos explicar o que são esses e estudos e para que eles servem.
O que é a Hidrologia?
Antes de entendermos melhor sobre os estudos hidrológicos é preciso entender o que é a Hidrologia como um todo.
Hidrologia é o campo que estuda a água na Terra. Tem como objetivo examinar as diferentes propriedades da água, as formas que ela é distribuída e os efeitos que ela causa na superfície do planeta. Isso quer dizer que é possível entender os sistemas interconectados complexos que ditam a vida em nosso planeta.
Os estudos hidrológicos buscam delimitar bacias hidrográficas, elaborar modelos que transformam a chuva em vazão, definir as vazões máximas e mínimas de um curso d’água e avaliar a quantidade de água disponível em uma região.
Além disso, também será possível fazer projeções para os próximos anos, geralmente, as projeções são de até 100 anos no futuro.
Para que servem?
Esses estudos são importantes, pois através dele é possível realizar reformas e/ou ampliações em pontes, construção de barragens, projetos de irrigação, ocupação planejada, transposição de rios, travessia de dutos, suporte de construção, análises de áreas para pecuária e agricultura, entre outros.
Estudos hidrológicos na História
A hidrologia é mais antiga do que muitos imaginam. Isso porque, milhares de anos antes mesmo do nascimento de Jesus, os humanos já se aproveitavam da água para irrigar as plantações e gerar energia para determinadas tarefas, como a moagem de grãos, por exemplo.
O estudo da hidrologia foi fundamental para que pessoas que vivem em áreas baixas e propensas a inundações, tomassem medidas que visam reduzir o risco de desastres preventivamente.
Estudos hidrológicos no Brasil
Ocorrem todos os anos no Brasil, desastres causados por inundações, enchentes e deslizamentos. Entretanto, cada vez menos essa origem é natural. Uma vez que práticas ecologicamente destrutivas tem grande impacto em como esses desastres ocorrem, além de colocar vidas de pessoas em risco.
Cada vez mais os estudos hidrológicos tornam-se importantes em nosso país. Através deles é possível ter o conhecimento necessário para garantir a prevenção de situações de risco decorrente da água e do solo.
Dessa maneira, esses estudos permitem a implementação de ações que buscam diminuir a incidência desses desastres “naturais”.
É função dos engenheiros, o tratamento adequado da água, projetos e execuções de obras, entre outras funções.
A SageHidro é especializada em desenvolver soluções que possam resolver as necessidades de seus clientes, garantindo a sustentabilidade a longo prazo. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.