Pular para o conteúdo
Home » Blog » A hidrologia e a geração de energia elétrica

A hidrologia e a geração de energia elétrica

Conhece a ligação entre a hidrologia e a geração de energia elétrica? Elas estão mais ligadas do que você imagina.

Dessa forma, no texto de hoje, vamos entender melhor como ocorre a geração de energia a partir da água, e como a hidrologia e outros fatores são fundamentais no processo.

Para saber mais, basta seguir conosco nessa leitura e descobrir mais. Sem mais delongas, vamos ao texto!

Água: o bem mais valioso

Sempre que pensamos em coisas importantes, não podemos deixar de lado a água. Isso porque a água é o que garante a vida na terra. Seja para beber ou para diferentes processos, como por exemplo: é usada para gerar energia. Veja como!

Água e geração de energia elétrica

A água é uma das fontes da energia elétrica, onde a energia vem da força das águas. A água fica armazenada onde ocorre a conversão da energia potencial em cinética e posteriormente em elétrica. Esse tipo de geração é a mais utilizada no mundo.

Como funciona a geração da energia elétrica?

Todo o processo descrito acima, acontece através de um conjunto de estruturas. Para exemplificar, podemos utilizar os equipamentos que ficam na casa de força: o gerador e as turbinas.

A água fica armazenada, enviada com alta velocidade para a casa de força. Depois disso, as pás se movimentam convertendo a energia para energia cinética.

E é pelo movimento das turbinas que os geradores são acionados. Nesse ponto ocorre a geração da energia elétrica. Depois disso, a água vai para o rio.

Já a energia gerada é direcionada para as redes de distribuição da cidade ou região, dependo do local.

Depois disso, a rede envia a energia gerada para o consumidor final. Dessa forma, é distribuída para as casas, os apartamentos, as empresas, as indústrias, entre outros locais.

A importância da hidrologia

Alguns fatores são fundamentais para quem trabalha com geração de energia elétrica. Dessa forma, fatores como a hidrologia são importantes e refletem diretamente nos custos.

Dessa maneira, enquanto a metodologia está ligada a ter uma ideia da quantidade de chuvas, ou a falta delas, a hidrologia é responsável por estudar a relação da água com o solo. A partir disso, é fundamental no processo. Uma vez que impacta diretamente até mesmo nos gastos.

Além disso, é responsável por fazer projeções para cerca de 100 anos no futuro. Desse modo, ajuda a entender o que esperar de determinado cenário e fazer projeções que vão ajudar em todo o processo. Ter esses dados claros garante melhor uso.

A matriz elétrica do Brasil, é 60% feita através da água. Sendo a principal matéria-prima para geração. Dessa forma, o planejamento depende da hidrologia. Assim sendo, é essencial no setor elétrico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *