Pular para o conteúdo
Estudos Hidrológicos

A compreensão detalhada dos processos físicos do ciclo da água permite a adequada gestão dos recursos hídricos e mitigação de impactos gerados por desastres hidrológicos. Além disso, o bom entendimento desses processos se torna importante para geração de energia, preservação do meio ambiente, abastecimento público, bem estar social, agricultura irrigada, construções de obras hidráulicas e outorga d’água.

Drenagem Urbana

Os projetos de drenagem urbana são essenciais para a gestão eficiente das águas pluviais nas áreas urbanas, prevenindo enchentes e mitigando os impactos das tempestades. Eles incorporam diversas técnicas e infraestruturas para garantir que a água da chuva seja manejada de maneira segura e sustentável.

Modelagem Hidrológica e Hidráulica

A modelagem hidrológica e hidráulica é essencial para a compreensão, planejamento e gestão dos recursos hídricos. Essas ferramentas são utilizadas para simular e prever o comportamento da água em diferentes cenários, auxiliando na tomada de decisões informadas. A modelagem hidrológica foca no ciclo da água, desde a precipitação até sua movimentação e armazenamento. Ela analisa como a água da chuva escoa sobre a superfície, infiltra no solo e contribui para os cursos d’água. A modelagem hidráulica trata do comportamento da água em sistemas de escoamento, como rios, canais, redes de drenagem urbana e reservatórios.


Projeto de Obras Hidráulicas

Obras hidráulicas são estruturas construídas com o objetivo de controlar a água, qualquer que seja sua origem. Realizam funções como armazenamento, aproveitamento, condução, drenagem, proteção, entre outras. Como exemplos temos a construção de barragens, canais e sistemas de condutos.

Energia

Para a implantação de usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas e centrais geradoras hidráulicas são necessários diversos estudos ambientais que envolvem o local de instalação, a disponibilidade hídrica local, análise histórica de vazões, estudo da área alagada, entre outros. A eficiência de operação destas obras também está diretamente relacionada a esses estudos.